Veja como ser certeiro durante a entrevista de emprego
20 de janeiro de 2017

Primeiro Emprego: descubra como vencer desafios e assegurar sua vaga

Veja em cinco dicas simples como transformar a sua busca em uma grande oportunidade de crescimento

Garantir uma oportunidade concreta no mercado de trabalho em 2017 é o desejo de milhares de jovens brasileiros. Em 2016, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou que a taxa média de desemprego entre os jovens de 18 e 24 anos no país chegou ao nível recorde de 25,7% no terceiro semestre. No entanto, o que pode ser feito para superar as estimativas negativas da economia e assegurar a primeira chance no mercado?

Diferente das fórmulas mágicas, uma alternativa viável para momentos como este é criar estratégias durante a busca pelo primeiro emprego. Para o coaching e headhunter Márcio Lopes, a primeira oportunidade no mercado pode ser um fator determinante no futuro profissional. “A conquista do primeiro emprego é o primeiro passo para a trajetória profissional. E ele pode sim ser um divisor de águas: pode mostrar um caminho fantástico ou te traumatizar para toda sua vida profissional e, até mesmo pessoal. E como nesse período o jovem ainda está em formação, é importante observar algumas dicas”, alerta.

Veja algumas sugestões de como otimizar suas tentativas nesse período:

Mantenha a rotina de estudos
É imprescindível se manter atualizado dentro da área de trabalho que você escolheu, ainda que você tenha concluído os estudos.
O “tempo livre” pode ser aproveitado para fazer cursos específicos, participar de palestras e outros eventos da área que você tem interesse em trabalhar. Para quem não tem condições de investir em ofertas pagas, uma boa saída é pesquisar cursos gratuitos na internet.
Desta forma, além de enriquecer o seu currículo, você terá respaldo para manter uma conversa mais consistente e madura com os recrutadores que encontre pelo caminho.

Não se preocupe em começar em funções que pagam pouco
No começo da vida profissional, de fato, encontrar vagas que tenham alta remuneração é um tanto quanto difícil. No entanto, esta também é uma boa chance de mostrar ao seu recrutador o seu potencial e interesse de aprender mais, amadurecer e ganhar outras oportunidades dentro da companhia.

Pesquise sobre a vaga pretendida
Antes de se candidatar a uma vaga, pesquise sobre essa oportunidade, sobre a empresa e veja, com cuidado, se você tem as habilidades necessárias para preencher o cargo. Isso é fundamental para evitar desgastes durante a entrevista com o recrutador e também, no futuro, caso você seja aprovado. Quando você sabe mais sobre os valores da empresa, dinâmicas de trabalho e expectativas do empregador, pode evitar frustrações e dores de cabeça mais tarde. Por isso, é necessário checar todos os detalhes sobre o cargo e companhias pretendidas durante a busca pelo primeiro emprego e, também, ao longo da carreira.Pesquise tudo: desde as políticas valorizadas pela empresa até a rotina, ambiente de trabalho, colegas e exatamente as funções esperadas para o cargo que você deseja.

Pesquise sobre a vaga pretendida
Antes de se candidatar a uma vaga, pesquise sobre essa oportunidade, sobre a empresa e veja, com cuidado, se você tem as habilidades necessárias para preencher o cargo. Isso é fundamental para evitar desgastes durante a entrevista com o recrutador e também, no futuro, caso você seja aprovado.
Quando você sabe mais sobre os valores da empresa, dinâmicas de trabalho e expectativas do empregador, pode evitar frustrações e dores de cabeça mais tarde. Por isso, é necessário checar todos os detalhes sobre o cargo e companhias pretendidas durante a busca pelo primeiro emprego e, também, ao longo da carreira.
Pesquise tudo: desde as políticas valorizadas pela empresa até a rotina, ambiente de trabalho, colegas e exatamente as funções esperadas para o cargo que você deseja.

Lembre-se das situações difíceis que você já viveu
Uma dica importante, e geralmente comum aos processos seletivos para o primeiro emprego, é recordar-se de situações difíceis já vividas. Em determinadas entrevistas, o recrutador toma como referência as experiências complicadas do dia a dia para simular como você lidaria com elas no ambiente de trabalho. Fique atento para que o relato, além de longo, não vire uma lamentação sem fim. Nessas circunstâncias, o ideal é que você, ao contar a história, explique também como superou os transtornos.

Habilidades escondidas…Deixe elas à vista
Um receio comum de quem busca o primeiro emprego é esbarrar nas chamadas “vagas com experiência”. Quando a empresa faz esse tipo de descrição da vaga, não significa necessariamente que ela só queira contratar profissionais que tenham trabalhado antes.

O que é fundamental aqui é que você apresente habilidades para desenvolver tarefas comuns à função que você pretende. Uma dica interessante é descrever suas competências, tanto durante a entrevista quanto no currículo que foi entregue. Para te ajudar: lembre-se de situações em que suas atitudes (exemplo: persistência, dedicação ou paciência) foram peças chaves para transformar uma situação e como isso pode ser aplicado na sua vida dentro da empresa. Fique sempre atento, pois na maioria das vezes, o empregador busca um profissional dinâmico e que saiba lidar com os mais diferentes tipos de adversidades.

As dicas acima são sugestões, relativamente simples, de serem inseridas no seu cotidiano e que podem assegurar uma trajetória profissional consistente, consciente e madura, ainda que seja na busca do seu primeiro acesso ao mercado de trabalho.
De posse e com a prática dessas informações, desvencilhar-se dos “fantasmas do mercado” pode virar uma experiência interessante e singular.