PROGRAMA
PRIMEIRO
EMPREGO:

Qual o objetivo?
Quem são os
beneficiários e
como participar?

PROGRAMA
O Programa Primeiro
Emprego é uma ação
social, de combate ao
desemprego dos
jovens. Promovido pelo
Governo do Estado
para inserir estudantes
da Educação
Profissional no mundo
do trabalho.

Este Programa é
complementar ao
Educar Para
Transformar e, além
da oportunidade de
trabalhar, melhora o
aprendizado já que o
preenchimento das
vagas depende do
desempenho escolar
dos alunos.

Conheça um pouco
mais sobre o Primeiro
Emprego, saiba como o
Programa pode ajudar
a nossa juventude a
conseguir sua primeira
chance no mercado de
trabalho, ter um futuro
melhor e ajudar a Bahia
se desenvolver cada
vez mais.


Saiba mais!
 

Perguntas Frequentes

........................................................................................................................................................................................................................................................
1Quem pode participar do Projeto Primeiro Emprego?
Serão beneficiários os estudantes da Educação Profissional Estadual que já fizeram 40% do curso ou que concluíram há no máximo um ano e adolescentes qualificados por programas governamentais executados pelo Estado da Bahia.
2Como participar do Programa Primeiro Emprego?
Os estudantes e egressos da Rede Estadual de Educação Profissional estão automaticamente inseridos no Programa. Para tanto, os estudantes precisam manter seus cadastros atualizados no SGE (Sistema de Gestão Escolar). Só assim os selecionados serão encontrados. Certifique-se junto ao diretor da sua escola que seus dados estão atualizados, principalmente telefone, e-mail e endereço.
3Qual o critério da seleção?
Os estudantes são selecionados por curso/município com base num ranking, de acordo com o desempenho escolar, durante todo o curso. Ou seja, é importante que o estudante tenha boas notas durante o curso.
4Quantas vagas serão oferecidas?
A meta do Governo do Estado é oferecer 4.500 vagas em 2016/17 e outras 4.500 em 2017/18, totalizando 9.000 vagas. Existem ainda outras vagas oferecidas pela iniciativa privada e pelo terceiro setor.
5Qual será a duração do emprego?
O contrato tem duração de 24 meses quando firmados com o Estado e tempo indeterminado em empresas privadas.
6Como será a remuneração?
A remuneração nas instituições privadas é a partir de 1 (um) salário mínimo; já nos órgãos estaduais, o contemplado terá direito a 1 (um) salário mínimo, plano de saúde (Planserv), vale-transporte e alimentação. Em ambos os casos, os estudantes terão Carteira de Trabalho assinada e todos os direitos garantidos.
7Quais são as escolas elegíveis?
Todos os estudantes de escolas estaduais com educação profissional podem participar! Se sua escola faz parte da rede de educação profissional, você só precisa atualizar seu cadastro neste link!
8Minha cidade é participante?
não há limitação de cidades. Você será selecionado de acordo com suas notas e poderá trabalhar em qualquer cidade próxima à cidade em que reside, desde que a cidade onde a vaga ofertada pelo programa faça parte do seu território de identidade.